Manutenção de portões automáticos: tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

Os portões automatizados conferem praticidade, segurança e conforto para o ambiente. Portanto, sua utilização é cada vez mais comum em residências, condomínios, empresas e até mesmo nas fábricas. Apesar de apresentar muitos benefícios, esse modelo exige um cuidado especial: é imprescindível manter a manutenção de portões automáticos em dia.

Assim, você garante a segurança do seu espaço, evita acidentes com familiares ou funcionários e, é claro, previne o aparecimento de problemas futuros que podem resultar em gastos desnecessários. Ou seja, seguindo medidas simples de precaução é possível manter um excelente funcionamento do seu portão e poupar dores de cabeça.

Mas, afinal, como e com qual frequência esse processo deve ser feito? Para responder todas as suas dúvidas sobre a importância da manutenção de portões automáticos, separamos neste post os principais pontos sobre o assunto. Confira!

Como é realizada a manutenção de portões automáticos?

A manutenção preventiva é feita por técnicos especializados que realizarão a limpeza e a lubrificação do portão. Se você preferir poderá tomar esses cuidados, mas durante o processo mantenha sempre o portão fechado e desligado da energia para evitar acidentes.  

Outra ação do especialista será a avaliação dos componentes do portão, como: funcionamento dos dispositivos, tempo de abertura e fechamento automático, desgastes, peças soltas e a identificação de outros defeitos que podem causar problemas. Caso seja detectada alguma avaria, será necessário o conserto.

Na Fazano Portões, por exemplo, você encontra um departamento de assistência técnica que possui especialização em manutenção de automatizadores, eletrônica, reformas e reparos em geral. Além disso, todos os nossos produtos e serviços contam com garantia para a segurança dos clientes. 

Com qual frequência deve ser realizada a manutenção?

O tempo indicado para realização da manutenção de portões automáticos varia de acordo com seu fluxo de uso.  Você poderá optar por uma visita semestral do técnico ou até mesmo diminuir esse período para 2 meses se a circulação de pessoas for maior, como no caso de algumas empresas e condomínios. 

Além disso, para conservar as portas automatizadas é indicado seguir boas práticas de uso, algumas são: manter os trilhos, o motor e a fiação limpos, evitar sair a pé pelo portão da garagem e não interromper a abertura ou fechamento do portão. Essas são medidas simples que podem ajudar a aumentar o tempo de vida útil do seu portão.

Para o orçamento também não existe um valor fixo. O modelo, tamanho e até mesmo problemas apresentados no portão poderão influenciar no preço do serviço técnico. 

Os principais benefícios de fazer a manutenção de portões automáticos

Manter a manutenção do equipamento em dia trará muitos benefícios a longo e curto prazo. Dessa forma, podemos destacar aspectos como:

  • maior durabilidade das peças;
  • conservação e melhor funcionamento do portão;
  • evita problemas com a segurança;
  • impede inconvenientes com os usuários;
  • assegura que você não terá gastos extras.

Agora que você já conhece a importância de fazer a manutenção de portões automáticos, não deixe de manter a periodicidade na sua casa, condomínio ou empresa. Com certeza fará toda diferença no seu bolso e bem-estar.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog da Fazano Portões e confira mais conteúdos como esse!